Dia 04 – É Necessário nos Colocarmos na Presença de Deus, em Seu Amor

Neste quarto dia de meditação da Quaresma de São Miguel, reflitamos como é necessário nos colocarmos na presença de Deus e em Seu Amor.

“São Miguel Arcanjo, vós que habitais na presença de Deus, ajudai-nos a não cair nas tentações do inimigo, mas confiar plenamente no Senhor. Ó príncipe das milícias celestes, combatei conosco e não nos deixeis desanimar. Amém!”

(Fonte: Quaresma de São Miguel Arcanjo 2020 – Ed. Paulus)

É impossível trilhar no caminho da Santidade sem nos colocarmos na presença de Deus. E só é possível estar na presença do Altíssimo estando imerso em Seu perfeitíssimo Amor. São João Evangelista é bastante claro quanto a isso em sua primeira carta:

“Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele.” (1Jo 4,16).

Estar na presença de Deus, imerso em seu amor, nos preserva de muitos males, da tentação, e nos fortifica para enfrentarmos as adversidades da vida. Imerso no Amor de Deus, ou seja, em Seu Corpo Místico, em comunhão com a Igreja, temos ao nosso lado, e lutando conosco, uma legião de anjos e santos.

Para estar imerso no Amor de Divino, em primeiríssimo lugar é necessário nos abrirmos à ação de Deus, deixarmos nos mover pelo Espírito Santo, o espírito renovador, Aquele que renova todas as coisas. Nos abrindo para a ação do Espírito Santo, abrimos o nosso coração para recebermos a Sua Palavra e sermos transformados por Ela.

Para nos colocarmos na presença de Deus, ou seja, para estarmos imersos em Seu Amor, é necessário retribuir ao Amor de Deus, nos abrindo para amarmos verdadeiramente. Abertos para recebermos esse amor e abertos para amar, vamos buscar conhecer o que desejamos amar. Quem ama quer se unir ao ente amado e se unir é conhecer intimamente. E só conhecemos intimamente (verdadeiramente) Deus através de Sua Palavra, que é fundamento dos ensinamentos da Igreja. Só é possível amar aquilo que conhecemos e, quanto mais conhecemos, maior a nossa capacidade de amar.

Conhecendo a Palavra, amando a Palavra, já imersos no Amor de Deus e nos colocando em sua presença, temos o “tudo que nos é necessário”, temos a possibilidade de “escolhermos a melhor parte”. Assim, temos tudo que precisamos para as batalhas desta vida mortal e tudo que precisamos para acolhermos a Graça que Jesus obteve para nós na Cruz.

Temos tudo que é necessário para estarmos com Cristo. Temos tudo que precisamos para lutarmos contra as tentações unidos ao Vencedor Soberano, únicos com Cristo e somente com ele podemos vencer verdadeiramente e definitivamente. Conhecendo a Palavra, temos o nosso Tudo que nos fortalece, principalmente nos momentos que estamos mais fracos. É na nossa fraqueza que Deus nos faz forte! É quando somos fracos que somos fortes:

“O Senhor, porém, me disse: ‘Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente’. Por isso, de bom grado, me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim; e me comprazo nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições e nas angústias, por causa de Cristo. Com efeito, quando sou fraco, então sou forte” (2Cor 12, 9-10).

Coloquemo-nos na presença de Deus! Vamos nos entregar, vamos mergulhar em seu Amor! Vamos nos fortificar com a Palavra que é o próprio Jesus, que é Deus. Vamos conhecer mais a Palavra. Tudo podemos naquele que nos fortalece. Tudo podemos com Jesus. Tudo podemos no Amor de Jesus. Tudo podemos na presença de Jesus!

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate e nos ajude a nos colocarmos na presença de Deus e estarmos imersos em Seu Amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.